Refrescos naturais sempre à mão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Refrescos naturais sempre à mão

Mensagem por Roberto 454 em Seg Abr 21, 2014 11:48 am



Essa dica faz com que você tenha à mão uma jarra de refresco natural sem a sujeira de sempre, porque essa sujeira você fará apenas uma vez e dependendo da quantidade de frutos dá para umas cinco jarras ou mais e de quebra não ter que recorrer a refrigerantes artificiais e bem mais caros.

Você irá precisar de:  

Espremedor de laranja (tipo quebra-nozes, carrossel ou elétrico que será melhor ainda).

Copos descartáveis de 200 ou 300 ml

Peneira que se adapte ao bocal da jarra

Jarra  

Frutos da safra que são mais em conta, quantidade ao seu critério.


Essa experiência, nós fizemos com laranja e limão, na base de cada 5 laranjas um limão tahiti grande, para torná-la mais ácida, mas pode ser feita com várias outras frutas sumosas também trituradas no liquidificador (abacaxi, maracujá, uvaias  etc.)

- Lave bem a casca das frutas a serem espremidas.
- Coloque dentro de um saco plástico desses de alimento (tipo ziploc) e leve ao congelador cujo tempo de permanência lá dependerá da quantidade de frutos preparados. Esse tempo é empírico e serve para gelar  bem as frutas mas não congelá-las, o que dificultaria a espremeção.

- Prepare o espremedor, retire as frutas do congelador, parta-as, comece  a espremer e vá juntando na jarra (aqui você peneira o suco).

- Quando você perceber que a quantidade já dá para uns três copos, encha-os e leve-os imediatamente ao congelador.

- O truque é evitar que a luz oxide a vitamina C da laranja e do limão, por isso a pressa e isso dá para fazer nuns cinco minutos. O pré-resfriamento é para ajudar na conservação do sumo quando estiver trabalhando com ele.

- Depois de congelado, você poderá arrumar melhor os copos no congelador que poderão ficar dispostos como garrafas de vinho ocupando menos espaço dentro do congelador.

- Para fazer o refresco, peque um copo com o suco congelado, jogue um pouco de água de torneira por fora para desprender do gelo e ponha dentro de uma jarra. Acrescente a água, o açúcar e mexa até disolver o suco congelado. Você terá um refresco gelado e saudável fazendo aquela sujeira uma vez só.  A agitação para dissolver o açúcar serve também para dissolver   o suco congelado que de tabela deixa o refresco gelado sem precisar obviamente de acrescentar gelo.

Obs.: No caso de limão (eu usei o tahiti), não esprema muito para não pegar o amargor da entrecasca, esprema o suficiente para retirar o suco

       Se a jarra for de vidro, evite bater a colher nas paredes da mesma.


avatar
Roberto 454
Admin

Mensagens : 166
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 58
Localização : Marília - SP

Ver perfil do usuário http://condominoterranova.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum