Trepadeiras com flores para conquistar seu coração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trepadeiras com flores para conquistar seu coração

Mensagem por Roberto 454 em Seg Abr 21, 2014 9:40 pm



As trepadeiras são sempre uma boa opção para embelezar qualquer jardim, do mini ao giga, seja qual for o estilo. Elas se desenvolvem de maneira oportunista – no bom sentido, é claro -, caminhando sempre em busca de espaço e iluminação adequada. Carinho, para elas, é solo bem nutrido. Cuidado é um suporte adequado, uma rega periódica, uma poda regular. Dessa forma, elas podem crescer à vontade, em qualquer direção e com muita flexibilidade, até alcançar o ponto onde estejam banhadas pelo sol e prontas para brilhar.

COMO ESCOLHER A TREPADEIRA IDEAL

Antes de escolher uma trepadeira, pergunte a si mesmo quais são as suas intenções com ela. A leitora Katia quer uma planta que preencha bem o espaço disponível. De preferência, com muitas flores. No momento da escolha, o desejo pessoal é super importante. Só não vale deixar de pensar no que você tem a oferecer para a planta, isto é, nas condições locais para o seu desenvolvimento: clima, tempo de exposição ao sol, estrutura de suporte e qualidade do solo.

Tenha em mente que a recompensa não será imediata. A gente não se cansa de ver aquelas fotos de pergolados maravilhosos, com flores que se derramam e arrancam suspiros. Mas para realizar este sonho é necessário ter muita dedicação e planejamento. As trepadeiras não crescem do dia para a noite. Mas quando crescem, ninguém as segura! É preciso mantê-las sob controle com podas regulares. É preciso planejar o espaço para o crescimento da planta.

E o mais importante: escolha a planta certa. Pense no suporte que você tem a oferecer (muro, treliça, cerca etc) e verifique se é o ideal para a trepadeira que balançou seu coração. Vocês nem imaginam a dor de cabeça que é uma trepadeira descontrolada! Ela pode quebrar calhas e vigas de uma casa, destruir muros e fugir totalmente do controle. Avalie a altura e a extensão da espécie, veja como são suas raízes e considere o local onde será plantada. Pense bem e escolha com carinho.

SUGESTÕES DE TREPADEIRAS COM FLORES

Tela de aço galvanizado + desejo de preencher bem o espaço + preferência por uma trepadeira florida = a leitora Katia tem o cenário perfeito para realizar seu sonho. Cercas, grades, telas e alambrados podem se transformar em lindas cercas-vivas. Esse tipo de suporte pede uma trepadeira com flores para a gente admirar e amar.

Para que a cerca feche mais rápido, plante mudas saudáveis ao longo da estrutura, com a distância mínima de 1m entre elas. Use terra drenada e bem adubada e plante a trepadeira no sentido do vento. Assim, quando o vento soprar ela ficará mais agarrada à estrutura. No caso da cobertura de muros, nunca se deve plantar a trepadeira completamente encostada na parede. Deixe o espaço mínimo de 40cm para não ter dor de cabeça com o desenvolvimento da planta.

Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)



Essa trepadeira é puro amor. Confere um ar de romantismo a qualquer ambiente. Dá flores lindas e delicadas, em tons de rosa e branco, no formato de coração.  Perene, é perfeita para criar barreiras visuais e cercas-vivas, podendo ser utilizada também em grades, muros, arcos, caramanchões e onde mais seu coração mandar. A amor-agarradinho se adapta bem a qualquer tipo de suporte, pois não é muito vigorosa. Cuide bem dela, sempre sob sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. É tolerante ao frio. E se adubá-la periodicamente, tenho certeza que será retribuído com uma floração intensa. Despertará todos os olhares, atraindo também algumas abelhas.


Jasmim-estrela  (Trachelospermum jasminoides e Jasminum nitidum)



Flores brancas, em formato de estrela, e um doce perfume sem igual – eis o que você precisa para se sentir mais perto do céu. As folhas verdes, escuras e brilhantes, contrastam com o branco das flores. Essa trepadeira rústica e versátil é uma planta perene e pode ser utilizada na cobertura de grades, cercas, pérgolas, treliças e caramanchões. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. Necessita de tutoramento para escalar suportes. Se for plantada em vasos, que sejam bem grandes. Pode ser cultivada em todo país, até em regiões mais frias. Só evite plantar o jasmim-estrela perto das janelas dos quartos, pois o aroma de suas flores é muito forte. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas.


Madressilva (Lonicera japonica)



Essa é a trepadeira ideal para quem deseja contemplar flores delicadas, sentir seu perfume e, ainda por cima, atrair beija-flores.   A folhagem, escura e densa, contrasta com as florzinhas de coloração branca e amarela. A madressilva é uma planta perene, muito indicada para quem aprecia seu intenso perfume e deseja cobrir cercas, treliças, pérgolas, muros e caramanchões. Em certas regiões, é considerada uma planta invasora, pois cresce com muita facilidade. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. Precisa ser regada periodicamente. Também não deve ser plantada próxima dos quartos, devido ao seu forte perfume.


Sete-léguas (Podranea ricasoliana)



Trepadeira rústica, de crescimento muito rápido, com flores lin-das em tons de rosa. Precisa de algo mais? Ah, sim, ela atrai muitos pássaros com seu perfume singelo. É para plantar e amar!   Precisa de sol pleno, mas prefere climas mais amenos. Cresce tanto, tanto, tanto, que pode atingir até 10m de comprimento. É preciso ter cuidado com telhados e coberturas. A sete-léguas é perfeita para dar um toque de charme aos muros, cercas, grades, pergolados e caramanchões. Se ela balançou seu coração, utilize estruturas de apoio mais resistentes e não descuide das podas.


Mandevilla (Mandevila, Dipladênia, Jalapa-do-campo ou Jasmim-brasileiro)



As flores chamam a atenção pela beleza e simplicidade. Há quem diga que elas têm o cheirinho gostoso de chiclete de tutti-frutti. A mandevilla é uma trepadeira perene, conhecida internacionalmente, que se destaca pela rusticidade e por florescer ainda bem jovem. Com suas flores lindas e-nor-mes (algumas chegam a ter 10cm de diâmetro!), confere um ar de romantismo a qualquer ambiente, especialmente quando utilizada em pérgolas, cercas, colunas e caramanchões. É indicada para qualquer tipo de suporte, do leve ao mais estruturado. Para florescer o ano inteiro, cuide dela com carinho, sob sol pleno ou meia-sombra, em solo rico em matéria orgânica. Ela gosta de regas moderadas e não suporta frio intenso. É uma planta tóxica: nenhuma parte pode ser ingerida e a sua seiva pode causar irritações na pele.


Tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora)

http://www.jardimdocoracao.com.br/wp-content/uploads/2013/11/trepadeira_tumbergia_azul.jpg

Flores bem rústicas e crescimento rápido. Se é isso que você procura, a tumbérgia-azul vai conquistar seu coração. Menina fácil, nem um pouco exigente, adora sol pleno, mas consegue viver bem só com um solzinho da manhã. Pode ser encontrada em tons de azul, lilás e branco. É uma ótima opção para cobrir muros, cercas, grades, pérgolas e até mesmo aqueles cantinhos feios do nosso quintal. Gosta de solo fértil e de regas periódicas. Atrai abelhas e borboletas.


Alamanda (Allamanda cathartica)



Quem gosta de amarelo-ouro fica encantado com essa trepadeira. Com flores singelas, bem rústicas, é capaz de enfeitar o jardim o ano inteiro. Adora sol pleno, solo fértil e regas periódicas. Cria um visual exuberante em muros, cercas-vivas, pérgolas e caramanchões. É indicada para estruturas mais resistentes, devido ao peso dos seus galhos. É uma planta tóxica: nenhuma parte pode ser ingerida e a sua seiva pode causar irritações na pele.


Primavera é intensidade, é cor, é flor, é paixão



Na Praça Domingos Mariano, em Piraí (RJ). No centro da praça, um pergolado lindo totalmente coberto de primaveras. Com floração deslumbrante no auge da primavera, esse arbusto lenhoso não poderia ter outro nome.     Também conhecida como bougainvillea, três-marias, santa-rita, roseiro, ceboleiro, roseta, buganvile, buganvília e outros nomes pelo Brasil à fora, esta planta tem uma floração espetacular.



Primavera gosta de sol pleno. Cores intensas pedem sol intenso, fica a dica. Pode ser conduzida como trepadeira, apoiada em cercas, portais, grades ou pérgolas, ou utilizada como cerca-viva, desde que não descuide das podas regulares. Aliás, as podas são muito importantes para a primavera não crescer descontrolada. Se quiser ter uma pequena árvore na varanda do apartamento, ela é uma boa opção. Pode ser cultivada em vasos. Mas tem que caprichar nas podas e ter cuidado com crianças e animais, pois a primavera tem galhos cheios de espinhos.



As folhas da primavera são lisas e brilhantes. Já as flores podem ter pétalas simples ou dobradas, e a cor fica a critério do gosto do freguês: tem vinho, laranja, amarela, ferrugem, branca, rosa e lilás, em uma variedade incrível de tons. Elas começam a surgir entre o outono e a primavera, e trazem consigo muita intensidade e paixão. Parecem criação de Almodóvar e Frida Kahlo, juntos e misturados.



Para cuidar com carinho da primavera, basta mantê-la sempre em sol pleno (de preferência, o dia inteiro!) e regá-la até duas vezes por semana. Ela detesta sombra e encharcamento, não vá maltratá-la! Tolera bem um friozinho, mas prefere mesmo um solzão de rachar. Para potencializar a floração, use e abuse de adubos ricos em Fósforo (P) e outros nutrientes. A mistura aconselhada para o solo é de argila, areia e terra adubada.




Fonte: Jardim do Coração

ORA PRO NOBIS (Pereskia Aculeata)

Dessa nós plantamos cinco mudas na curva da última rua do condomínio onde fica a guarita do vigia da estação de tratamento e o pegamento é muito fácil. Creio que daqui há uns seis meses a falha de sansão do campo estará fechada e dará muitas mudas.



Apesar das Pesquisas realizadas em 1974, pelo professor José Cambraia da universidade federal de Viçosa, ainda hoje o ORA PRO NOBIS é pouco conhecido. Mas isso começa a mudar depois das revelações surpreendentes feitas pela Engenharia de Alimentos CRISTINA Y. TAKEITE da UNICAMP SP, essas pesquisas revelam que o Ora Pro Nobis apresenta qualidades nutricionais que podem reduzir a incidência de muitas doenças e melhorar a saúde pública reduzindo os custos governamentais nessa área.
O Ora Pro Nobis poderá representar uma revolução nutricional colaborando para uma vida melhor e saudável, aumentando naturalmente a longevidade do ser humano. Para os adeptos da agricultura orgânica o cultivo do ora pro nobis chega para enriquecer o cardápio do dia a dia.
O Ora pro nobis pode contribuir para reduzir os problemas cardiovasculares e câncer , além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir problemas de depressão, ou seja, o ora pro nobis não pode faltar na horta ou no jardim de todos os brasileiros.
Os motivos de tantas vantagens do orapronobis são devidos aos resultados nas pesquisas da Unicamp (veja texto aqui).
O orapronobis contém cerca de 4 vezes mais vitamina C que a Laranja. Temos em 100 gramas de folhas frescas de orapronobis 185mg de vitamina C. As folhas do Orapronobis são muito ricas em cálcio, magnésio, manganês, potássio, ferro e zinco.
O zinco é responsável por milhares de funções celulares e a deficiência de zinco causa muitas doenças (com certeza milhares de pessoas que neste momento procuram assistência médica pelos milhares de postos de saúde podem ter baixo consumo de zinco, uma vez que a maioria dos alimentos possui baixo conteúdo deste mineral. Falta de zinco causa também baixa imunidade, e as pesquisas revelam que o ora-pro-nobis é muito rico em zinco (veja as tabelas no texto da Unicamp).
Também por ser muito rico em calcio e ferro é indicado para osteoporose e anemia. Uma das maiores surpresas da pesquisa da Unicamp foi o conteúdo de ácido fólico, a respeito do qual inúmeras pesquisas cientificam comprovam a importância na saúde humana. Portanto, o orapronobis é o número 1 em ácido fólico.
As proteínas do Ora pro nobis contém todos os aminoácidos essenciais, que são 8 (oito) para os adultos e 9 (nove) para as crianças. Revelou uma quantidade de Triptofano muito alta, do qual a maioria dos vegetais é pobre. Esse aminoácido é responsável pela síntese de seerotonina, neurotransmissor que pode deixar as pessoas em um melhor equilíbrio do humor, relaxamento e em estado ALFA, contribuindo para diminuir estados depressivos, melhorando o sono e com isso revitalizando todas as funções orgânicas, contribuindo para uma vida mais saudável e longa.
As pesquisas também indicam que o orapronobis é rico em Fibras e Betacaroteno. Todos esses nutrientes e a facilidade de cultivo e produção de ora-pro-nobis sugerem que esta planta deva ser usada na merenda escolar, em creches, hospitais e em todos  os cantos do Brasil e assim contribuir para melhorar a saúde pública.

Fonte: Alfa Orionis

Roberto 454
Admin

Mensagens : 166
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 58
Localização : Marília - SP

Ver perfil do usuário http://condominoterranova.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum