Grama para o campo de futebol

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grama para o campo de futebol

Mensagem por Roberto 454 em Seg Jun 23, 2014 6:02 pm

Logo na primeira semana  que havia mudado para o condomínio houve uma assembleia onde uma das pautas era a contratação de serviços para gramar o campo de futebol. Apresentaram um orçamento de grama natural e três de grama artificial. Argumentei  que se fosse para colocar grama artificial, sendo necessário o revestimento em concreto para depois colocar  a grama artificial, que se fizesse uma quadra poliesportiva que poderia atender a outros esportes também e sairia muito mais em conta além de ter uma manutenção mais barata . Nem um, nem outro. E ainda bem, porque toda aquela área é considerada "área verde/permeável" e resultaria em implicações junto a CETESB que hoje incomoda (e muito) alguns moradores que invadiram esse tipo de área e com certeza trará transtornos a todo o condomínio.

Como essa área terá que ser gramada com grama natural, fiz essa pesquisa sobre os vários tipos de grama e  os serviços que poderão implicar na execução desse serviço.

Obrigatoriamente haverá que ser determinado um horário restrito de  uso para evitar o rápido deterioramento da mesma pois, mesmo a mais resistente, não aguentaria o uso como hoje é feito.

A preparação do terreno poderia ser feita por mutirão para baratear os custos de implantação do gramado, aproveitando-se o terreno como ele está e apenas soltando uma camada compactada para logo em seguida aplicar as placas de grama.

Melhor seria, se fosse retirada a camada compactada de aproximadamente 15 cm (movimentação de terra de   99 m³, mas que solto  - descompactado - poderia chegar 140 m³ > temos  que contabilizar esse serviço). Depois a reposição com britas de mais da metade dessa profundidade para preparar a drenagem, mais 1/4 de terra destorroada e o restante da espessura retirada co asplacas com grama.


A área interna do campo de futebol é de 30,00 m x 22,00 m = 660 M²

GRAMAS


BATATAIS
Paspalum notatum Flüegge Família Gramineae



A grama Batatais também é conhecida como grama Matogrosso.
Planta herbácea de 15 a 30 cm de altura, folhas lineares, muito pilosas e alongadas. Grama rústica (nativa) se adapta bem a grandes áreas verdes, resistência natural a solos secos e inférteis.
Em relação a outros tipos de grama, sua aparência é mais rústica. Deve ser plantada a sol pleno pois tem pouca tolerância à áreas sombreadas.

Características:
Essa grama produz grande quantidade de massa verde; o que contribui muito para seu desenvolvimento em solos pobres. Seu crescimento no verão é abundante. A grama Batatais é comercializada em placas de formato irregular, medindo aproximadamente 0,40 X 0,40 cm retiradas com enxada.

A execução do plantio dessa grama apresenta maior dificuldade, quando comparada à outros tipos de grama. Por ser de origem nativa (de pasto) a grama batatais é muito susceptível à infestação de ervas daninhas (porém a área do campo está com pouquíssima infestação dessas ervas daninhas). Principalmente na fase inicial de plantio, brotação e pegamento da grama. Apos este período se suas folhas forem aparadas regularmente; a batatais por sua característica avançará de forma rápida e agressiva, sufocando e eliminando, todos os outros tipos de vegetação que tenham tamanho menor ou igual a sua massa foliar.
Essa variedade de grama é muito utilizado na contenção de erosão de solo. Seja em platôs, aterros, taludes, encostas e beira de açudes; devido ao seu baixo custo de implantação.

As principais vantagens da grama Batatais são:

Baixo custo e Boa Resistência
Forma gramados densos
Adapta-se bem à solos pobres
Resistência a seca e ao pisoteio
Fácil adaptação a qualquer solo e clima.
Pouca necessidade de água.


Desvantagens: Maior crescimento (Menor Intervalo de podas), mas no nosso caso, esse serviço já estaria incluso dentro dentro dos serviços do nossos jardineiros.

Indicações Principais:
Contenção de erosão de solo em taludes, encostas, áreas industriais, laterais e canteiros centrais de rodovias, etc.

Cuidados Especiais:
Inicialmente manutenção desta grama deverá ser mais difícil e intensa, pelo fato de não ser isenta de ervas daninhas. Obs. A grama Batatais deve ser irrigada pelo menos durante os primeiros vinte dias da execução do plantio.


ESMERALDA
Wild Zoysia Japonica Steud



A Grama Esmeralda é recordista de vendas no Brasil.
Planta herbácea de crescimento entre 10 a 20 centímetros de altura, natural do Japão.
Suas folhas são em forma de lança, pequenas e estreitas, muito densas e pilosas. Os jardins e campos de futebol feitos com grama esmeralda, forma um tapete verde uniforme e muito ornamental. Graças a sua grande densidade de raiz e das folhas.É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. Grama de fácil adaptação, de aparência delicada, plantio sem grandes dificuldades e de fácil manutenção.

Características:
É perfeita para jardins residenciais, condominios, empresas, campos esportivos, playgrounds, formando gramados muito densos e macios quando bem cuidados. Embora resistente ao pisoteio, não deve ser utilizada em tráfego intenso.
Essa grama deve ficar a sol pleno, mas tolera um pequeno período de sombra. Em locais muito sombreados a grama costuma ficar rala, estolhada e mostrando o solo. A esmeralda tem bom enraizamento, proporciona menor custo de manutenção e apresenta ótima resistência ao pisoteio. Outro fator positivo é que a mesma não exige podas muito freqüentes, responde muito bem a adubação química e a aplicação de herbicidas seletivos contra ervas daninhas.  Por seus vários aspectos positivos a esmeralda é muito recomendada para gramados esportivos, residenciais e corporativos.

Como plantar grama Esmeralda:
No plantio convencional a Esmeralda normalmente é plantada nos formatos de placas e tapetes, com medidas que variam conforme a região. A mais comum é 0,40 x 1,25 = 0,50 m² devido a essa configuração o gramado fica praticamente pronto a medida em que as placas ou tapetes vão sendo instalados. Outra vantagem desse tipo de plantio é que a grama fecha muito rápido, formando um tapete verde uniforme, com estolhos e folhas bem entrelaçados. Alem das placas e tapetes, também é possível plantar grama Esmeralda de outras formas, por exemplo, através do plantio por mudas, do plantio por sementes e o plantio por plugs. Leia o artigo Como plantar grama e obtenha mais informações.

Os gramados formados com grama esmeralda tem baixa incidência de ervas daninhas.

Nos primeiros meses apos o plantio é comum aparecerem outros tipos de vegetação disputando espaço com a grama. Mas, a medida em que a grama esmeralda vai se fechando a incidência de ervas daninhas vão diminuindo gradativamente. Obs. Se o solo da área a ser gramada estiver muito infestado por ervas daninhas é importante tratá-lo antes de plantar a grama. Em caso de dúvidas consulte um agrônomo. Principais vantagens:

A grama Esmeralda é muito resistente de bom enraizamento e da pouca manutenção.

Indicações Principais:

Ideal para plantar em campo de futebol, jardins residências, áreas industriais, casas de campo, playground, taludes e encostas.

Características:

Folhas macias e estreitas de médio volume, enraizamento abundante, Estolhões penetrantes e cor verde esmeralda. Outra grande vantagem é a sua apresentação, fornecida em placas e tapetes com medida 40 X 125 cm = 0,50 m².

Vantagens:

Grama resistência a seca e ao pisoteio​
Baixa manutenção​
Plantio simples
Fácil adaptação a qualquer solo​​

Cuidados com a grama esmeralda:

Recomenda-se aparar a grama sempre que o volume das folhas ultrapassarem os três centímetros de altura. A adubação deve ser feita pelo menos a cada três meses, para que a grama possa se manter sempre verde e saudável.

Fontes: Grameira Paisagem Grameira Bela Vista Grams Nobre
avatar
Roberto 454
Admin

Mensagens : 169
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 59
Localização : Marília - SP

Ver perfil do usuário http://condominoterranova.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum