Reservatório particular de água

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reservatório particular de água

Mensagem por Roberto 454 em Qua Maio 08, 2013 8:43 pm

O nosso reservatório de água é mantido por nós e não têm uma capacidade adequada para evitar a falta de água no caso de uma manutenção séria, ou seja, na manutenção da bomba d'água  principal, aquela que fica dentro do poço. Segundo alguns, o nosso poço tem uma profundidade de mais de 200 metros e para retirar essa bomba é necessário que desenrosque -se, uma a uma,  as barras de cano que conduzem a água e o mesmo trabalho após o conserto da irregularidade e/ou provável troca da bomba. Até que esse serviço seja executado, o que compreende a localização, chamada e disponibilidade de uma empresa que faça esse reparo, pode-se contar com uns sete dias (segundo alguns) em que a sua casa ficará sem água e SEM AVISO PRÉVIO.      

Precisamos identificar quem sejam as empresas idôneas (não amigas) que possam atender prontamente.


Mas enquanto não se constrói o segundo poço (que segundo o Ademir 177 pode levar 2 anos para a sua outorga) eu já estou providenciando uma caixa d'água de 1.000 litros com um sistema automático de válvulas que mantém a caixa de água cheia, mas quando falta a água um sistema de válvula libera automaticamente a água dessa caixa. É um sistema simples e muito barato, fácil de instalar. Existe um sistema pronto chamado "tuchão"   que faz o mesmo serviço. Esse tuchão, nas residências abastecidas pelo DAEM funciona também como pressurizador pois alimenta os pontos de água diretamente com a água de rua e na falta dessa e consequente falta de pressão, faz uma válvula esférica liberar a água da caixa.   Eu considero essa uma solução rápida, prática que construir um novo reservatório. Dessa forma nós podemos controlar melhor a disponibilidade de água, sem ficar na dependência do conserto técnico que pode ser rápido ou não.  
Obs.: É necessário, no nosso caso, que se coloque também uma válvula de retenção junto ao cavalete para que, quando isso ocorrer, a água da caixa não escoe para a rede.  
(Roberto 454)






E você o que você pensa a respeito?

Roberto 454
Admin

Mensagens : 166
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 58
Localização : Marília - SP

Ver perfil do usuário http://condominoterranova.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atualização

Mensagem por Roberto 454 em Qua Jun 10, 2015 8:33 pm

Quando fiz essa postagem, não tinha todos os dados que deveria ter. O tuchão citado acima funciona, mas faltaria colocar uma válvula de retenção na entrada de água, no jardim pois se isso não for feito a caixa d'água da residência escoaria por onde ela.

Válvula de retenção  

 

Usando o tuchão, esse já tem uma válvula interna desse tipo, então, entre o cavalete e a entrada do cano de água que abastece a casa (ele sai do cavalete perpendicularmente à casa (beirando a calçada) essa válvula tem que ser colocada para evitar o escoamento acima citado.

Procure colocar a caixa dágua o mais alto possível para aumentar a coluna d'água e consequentemente a pressão. A alimentação da caixa d'água pode (e deve) ser feita com cano de 3/4 de diâmetro, mas a saída deve ser preferencialmente de 1 1/2" (uma polegada e meia) para ter bastante vazão na saída até atingir a altura do cano que alimentará a casa (é o mesmo cano que alimenta a caixa d'água) . A que fiz na minha casa tinha saída de 3/4, igual a que alimenta a casa, mas por duas vezes um refluxo segurou ar dentro do cano e tive que tirar uma torneira para que a água saísse junto com o ar. Ainda dessa forma, no caso da minha caixa, que está a 2,70m de altura, não gera pressão suficiente para o banheiro, com o cano de saída de 3/4" que utilizei, mas atende à cozinha e à área de serviço (e ao banheiro externo onde sobre  a lage onde ela está instalada).


Última edição por Roberto 454 em Sex Jun 12, 2015 7:56 am, editado 2 vez(es)

Roberto 454
Admin

Mensagens : 166
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 58
Localização : Marília - SP

Ver perfil do usuário http://condominoterranova.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

ESQUEMA DO FUNCIONAMENTO DA VÁLVULA DE RETENÇÃO PARA CAIXAS D'ÁGUA

Mensagem por Roberto 454 em Sex Jun 12, 2015 1:14 am

Fiz esse esquema das conexões necessárias para instalar uma caixa d'água para abastecer a casa em caso de falta d'água.

Na minha casa eu fiz a ligação num prolongamento da saída para a máquina de lavar roupas e totalmente com cano de 3/4", mas dessa forma não há pressão suficiente para abastecer o banheiro que fica distante da caixa d'água. O esquema apresentado no desenho abaixo, mostra uma possível solução, aumentando a vazão na coluna d'água até a altura do nível  de escoamento da tubulação (torneiras) utilizando-se tubos de 1 1/2" na saída da caixa d'água até a alimentação da rede existente que é obrigatoriamente de 3/4" . Não sei se a coluna d'água do cano do chuveiro, que tem sua saída mais alta que a das torneiras, seria vencida pela pequena pressão do cano de 1 1/2" que sai da caixa d'água.

É conveniente consultar um engenheiro ou técnico em edificações.

O mais correto seria fazer um ramal que alimentasse diretamente o chuveiro, lavatório e caixa do sanitário evitando esse inconveniente. Para não ter que quebrar o revestimento do banheiro para esse serviço, faça essa instalação pelo lado externo da parede, que o remendo fica mais fácil e econômico, pois só será feito o chumbamento e depois uma pequena área para remendar com textura igual à original.  


Roberto 454
Admin

Mensagens : 166
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 58
Localização : Marília - SP

Ver perfil do usuário http://condominoterranova.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Reservatório particular de água

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:00 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico
 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum